Marketing de Afiliados

Guia Completo de Marketing de Afiliados para Iniciantes – 04 dicas.

O marketing de afiliados é uma das formas mais populares de ganhar dinheiro trabalhando online. A ideia por trás desse conceito é simples: você pode ganhar dinheiro de qualquer lugar e a qualquer hora – até mesmo enquanto dorme. Parece um sonho distante? E se eu te disser que é realmente possível ganhar bastante dinheiro com esse trabalho?

Neste guia de marketing de afiliados para iniciantes, vou explicar como funciona o marketing de afiliados, as principais plataformas e como você pode começar imediatamente

O que é marketing de afiliados?

No marketing de afiliados, você se cadastra em uma plataforma como Kiwify,Hotmart, Eduzz ou Monetizze, escolhe um produto para promover e recebe um link de afiliado. Ao divulgar esse link, você ganha uma comissão por cada venda realizada através dele. Em resumo, é uma relação comercial na qual o afiliado ganha uma comissão por promover produtos.

O marketing de afiliados envolve três partes principais: o produtor, o afiliado e o consumidor.

  • Produtor (ou Anunciante): É o empreendedor que vende um produto ou fornece um serviço. Ao usar o marketing de afiliados, o produtor alcança um público maior e realiza mais vendas.
  • Afiliado: É a pessoa que promove produtos e serviços e recebe comissão por isso. Ele pode rentabilizar seu site, blog ou redes sociais criando campanhas de marketing com anúncios, links e banners.
  • Consumidor: É qualquer pessoa que usa bens e serviços para satisfazer suas necessidades. Com o marketing de afiliados, os consumidores têm acesso a vários canais de pesquisa para tomar uma decisão de compra mais informada.
 livro amazon

Vamos ver como essa dinâmica funciona na prática. Imagine que você tem um blog sobre vida saudável. Seu público está crescendo e você tem uma boa reputação como especialista no assunto. Você pode adicionar links de produtos – como e-books de receitas saudáveis ou cursos de exercícios em casa – dentro do seu conteúdo. Se um usuário clicar em algum desses links e comprar o produto, você receberá uma comissão pela venda. Simples assim!

Plataformas de afiliação

As plataformas de afiliação atuam como intermediárias entre produtores e afiliados. Para os comerciantes, elas oferecem um serviço para adicionar seus produtos, rastrear as vendas, gerenciar afiliados e realizar pagamentos.

Para os profissionais de marketing de afiliados, as plataformas permitem se inscrever como afiliado, encontrar produtos, acompanhar o desempenho e os ganhos de uma campanha.

A seguir estão as plataformas de afiliação mais populares que você pode participar:

Hotmart

A Hotmart é a plataforma de afiliação mais utilizada no país e é direcionada para o mercado de cursos online. Nela, os produtores incluem seus produtos digitais, tais como cursos, treinamentos, e-books etc. Ao se cadastrar gratuitamente como afiliado da Hotmart, é possível faturar comissões que chegam a até 80% do valor da venda.

Eduzz

Na Eduzz, é possível ganhar dinheiro como afiliado com a venda de infoprodutos, produtos físicos e serviços.

A plataforma conta com diversas ferramentas para produtores e afiliados. Um exemplo é o Co-Afiliado, onde um afiliado pode criar uma pequena equipe para divulgar determinados produtos e serviços. Assim, todos os membros utilizam o mesmo link de vendas, potencializando os ganhos da equipe.

Kiwify

A Kiwify é uma plataforma brasileira voltada para a criação, venda e gestão de cursos online e produtos digitais. Ela oferece ferramentas para que criadores de conteúdo possam facilmente hospedar seus cursos, gerenciar matrículas, acompanhar o progresso dos alunos e processar pagamentos.

a plataforma é conhecida por sua interface amigável e suporte eficiente, tornando-se uma escolha popular entre educadores e empreendedores digitais no Brasil.

Monetizze

A Monetizze tem um sistema de checkout personalizável, que é o seu grande diferencial. Com isso, é possível incluir seu próprio chat, escolher as informações solicitadas aos clientes e alterar o layout.

Os afiliados da plataforma podem escolher entre várias opções de produtos e comissões, incluindo venda única, pagamentos recorrentes, comissões progressivas, dentre outras.

4 formas de ganhar dinheiro como afiliado

Nem sempre o afiliado precisa vender um produto para ganhar a comissão. Em algumas campanhas, o produtor pode focar em aumentar seu alcance ou gerar leads, por exemplo. Dependendo do programa, é possível ganhar dinheiro como afiliado de diferentes maneiras, são elas:

Pagamento por clique

Neste programa, a remuneração do afiliado é definida pelo Custo por Clique (CPC). Isto é, sempre que um usuário clicar em um banner, pop-up ou qualquer outro tipo de publicidade online, o afiliado recebe uma comissão.

Pagamento por lead

Neste programa, o afiliado é recompensado com base na conversão de leads. Assim, é preciso convencer o consumidor a concluir uma ação desejada – seja se cadastrar no site do produtor, baixar arquivos ou solicitar um orçamento, por exemplo.

Pagamento por impressões

Neste formato, a remuneração do afiliado é medida pelo Custo por Mil Impressões (CPM). Isso significa que o anunciante paga um valor fixo ao afiliado sempre que a publicidade alcançar mil visualizações.

Pagamento por venda

A maioria das pessoas que desejam ganhar dinheiro como afiliado, apostam nesta modalidade. No pagamento por venda, o afiliado recebe uma comissão por cada produto ou serviço vendido. Para isso, as plataformas de afiliação geram um link exclusivo e rastreável. A partir dele, a comissão é processada automaticamente a cada venda realizada.

A importância de possuir uma estrutura para as vendas como afiliado

Quem está começando a trabalhar como afiliado precisa montar uma estrutura de vendas adequada para se dar bem nesse mercado. A estrutura de venda de um afiliado pode envolver, por exemplo:

  • Criação do seu próprio site/blog;
  • Geração de conteúdo relevante;
  • Página de captura de e-mails;
  • Integração com WhatsApp.

Definir a estrutura de vendas é fundamental para que o afiliado consiga se posicionar bem no mercado desde o começo. Além disso, a estrutura de trabalho proporciona mais liberdade para divulgar os produtos, seja para alterar as imagens, textos, incluir pixels de remarketing nas páginas de venda etc.

Outra vantagem de ter uma estrutura de vendas bem montada é que, com o tempo, ela funcionará automaticamente. Assim, mesmo que você fique sem trabalhar por um período, seu negócio de marketing de afiliados continuará funcionando.

Deixe seu comentário!

Gostou do conteúdo? Explore mais dicas e estratégias sobre marketing digital aqui no blog! Para não perder nenhuma novidade, **siga-nos no Instagram** e fique por dentro das melhores práticas para impulsionar seu negócio online. Clique aqui e veja mais!

Rolar para cima